![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVP2hJ375cwZPNm_ObKzQLWEQiQZvUKDjlu-6qDuJySM_xUlU4ctiWy8bF3zZmShx9XjV8nN3lnrvrOtuxKY4X1egkU94xY95JHsnFTrzzFeOm4h3b-Q9qp9O2IsVoj970AxOjidEYnuD0/s200/ATgAAAASpjf7DsP-yfDETVVeGhJ_kRnxAU5GhdPXuDOHbSs0qifnbatDN4JnxTtAt0Nk7WtiFtE1x2iGX9jqNGTUdLNUAJtU9VAhM0ovtyS65NYR2f_3Z-eGYldFGg.jpg)
O Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterio e maior rota do turismo internacional no Brasil, funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.
É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.
Representa o segundo maior PIB do país(e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de R$ 128 bilhões (IBGE/2006), e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional – segundo dados de 2005.
Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca.
Bandeira do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário